SPFC luta contra queda em meio a fim de plano que reduz força de técnico - SPFC.Net

Logotipo

17/7/2017 11:03 - 6945 visitas - Fonte: Blog do Perrone

SPFC luta contra queda em meio a fim de plano que reduz força de técnico

Instagram
No final de maio do ano passado, com o time nas semifinais da Libertadores, Gustavo Vieira de Oliveira, então diretor executivo do São Paulo, celebrava o início de um projeto a longo prazo para o clube. O plano previa o fortalecimento da comissão técnica fixa tricolor, a efetivação de um modo de jogar que seria aplicado também nas categorias de base e a diminuição do poder do treinador. Entre outros benefícios para a agremiação, ele previa que as trocas de treinadores seriam menos traumáticas. Sairia o comandante, ficaria a maioria da comissão, e o novo trabalho não começaria do zero.



Hoje, pouco mais de um ano depois, vítima da combinação entre política conturbada e maus resultados em campo, o sistema idealizado pelo filho do ex-jogador Sócrates está aniquilado.

Em meio a uma de suas maiores crises técnicas e da luta contra o rebaixamento no Brasileiro, o São Paulo enfrenta praticamente tudo que o plano do ex-dirigente queria evitar: instabilidade técnica e tática, mudanças radicais na comissão técnica e treinadores com amplos poderes.

Em setembro do ano passado, golpeado pela eliminação na Libertadores e por uma forte pressão política contra seu mentor, o projeto de Gustavo começou a virar pó com a saída dele. O presidente Carlos Augusto de Barros e Silva, o Leco, que havia abençoado o planejamento do executivo, não resistiu às cobranças de conselheiros e diretores, trocando o ex-dirigente por Marco Aurélio Cunha.

Seguidas mudanças na direção de futebol e no comando técnico também ocorreram. Depois da saída (contra a vontade da diretoria) de Edgardo Bauza, que simbolizava o projeto de diminuição do poder de treinadores no Morumbi, passaram pelo comando técnico Ricardo Gomes e Rogério Ceni antes da chegada do atual treinador, Dorival Júnior, sem contar os interinos.

Foram diversas as transformações de filosofia de jogo enfrentadas pela equipe, ao contrário do que previa o projeto de Gustavo.

Com a chegada de Rogério para a temporada de 2017, foi abandonada a ideia do treinador com poderes limitados. Ele trouxe dois auxiliares estrangeiros e filosofias próprias para implantar no clube.

Ceni não aguentou aos seguidos fracassos do time. Viu um de seus assistentes pedir as contas dias antes dele ser demitido.

Em seguida, veio o golpe fatal no sistema de estabilidade idealizado anteriormente. A comissão técnica fixa, antes vista como fundamental, foi parcialmente destruída. Acabaram demitidos o preparador físico José Mário Campeiz e o treinador de goleiros Haroldo Lamounier, alvos de pressão de conselheiros.

O auxiliar técnico permanente, Pintado, também não resistiu e foi convidado para atuar na integração entre as categorias de base e o time principal. Ele era fundamental no antigo projeto para diminuir o poder dos treinadores. Cabia a ele dialogar com os técnicos e trabalhar pela filosofia do clube.

Dorival chegou com um auxiliar, um analista de desempenho, um preparador físico e ainda indicou um preparador de goleiros. Ou seja, a ideia de as trocas no comando provocarem menos traumas no clube e não representarem o recomeço do zero também foi sepultada.

A atual diretoria, comandada pelo mesmo presidente que avalizou as ideias de Gustavo e com Vinícius Pinotti como executivo, nega interferência política nas trocas realizadas. Internamente, são feitas críticas à decisões do passado, da época em que o filho de Sócrates estava no comando e que estariam sendo corrigidas agora.




Comentários (22)

17/07/2017 13:30:48 Max Meireles     

sera que sao todos do outro lado...nao e possivel....o sao paulo ta perdendo pra qualquer time....cara do jeito que o sao paulo ta jogando....qualquer tiame de rua desses bairro ai ganha delhes eu como sao paulino nao tou acreditando.

17/07/2017 12:25:34 Orlando Campos     

QUEM VOTOU NO LECO TEM CULPA TAMBÉM DEIXAR ESSE ZÉ MANE NA DIRETORIA E DEIXAR O PIMENTA DE FORA

17/07/2017 12:19:29 Felipe Pacheco     

Na verdade é a presidência do são Paulo que não presta ,tá afundando o time ,só gente grande enchendo o bolso... tinha que ter uma mudança urgente pra vcs ver se o time não ficava ótimo , se continuar assim ,concerteza é segunda divisão ... como o amigo falou ali no comentário acima ,tenta trazer o Ricardo goulart

17/07/2017 12:11:58 Hebert Luiz     

a diretoria tem culpa sim blz mais o time do São paulo não é tão Rui mm assim era pelo menos tá brigando pra libertadores agora eu vejo Rodrigo Caio e cueva sem vontade os cara que sair sair fora vende logo, pior coisa e o jogador insatisfeito no time isso São tipo umas laranja podre no meio de umas boa então vai estragar as outra, agora salário em dia pelo menos o jogadores tem q ter um pouco de vontade isso q eu não foi vendo,tem q jogar simples com 4-2-2-2 e só dois zagueiro dois laterais dois volante dois meia dois atacante simples..

17/07/2017 11:52:58 Israel França      

pra mim os verdadeiros culpado são os jogadores porque se estão recebendo em dia a obrigação é trabalhar com seriedade e com vontade porque ganham muito bem pra isso.

17/07/2017 11:42:07 luis felipe      

eu gostaria de saber o que esses conselheiros do São Paulo futebol clube estão fazendo aí porque São a maioria e não tomam providências nhenuma contra essa Ridícula ante profissional Amadora até quando essas políticas malditas por enternece vai ficar acabando com o São Paulo futebol clube até quando acontecer o pior cadê os conselheiros e membros honesto do São Paulo futebol clube se e que ainda têm gente honesta aí no São Paulo futebol clube ou será que e tudo desonesto corrupido ladrões amadores ou será que o São Paulo futebol clube virou casa de comércio para enrriquecerem os conselheiros e diretores presidente ladrões vai morrer gente no Morumbi não jogadores porque São os menos culpados o os únicos que não tem culpa todas a culpa no meu modo de ver e dessa diretoria ladrona porque não se consegue anda desmanchando quem aplica dinheiro Pará Render mais enche nele toda hora certamente ele não vai te Render anda que só desmancha dificilmente vai construir alguma coisa porque vende um time inteiro dos melhores jogadores Pará comprar os piores jogadores isso significa andar para trás e por o time na segunda decisão fora Leco fora pinotti fora diretoria incompetente conselheiros do São Paulo futebol clube tomam vergonha na vara e fasam alguma coisa para trazer o São Paulo futebol clube de volta queremos uma gestão profissional não honesta que ame o São Paulo futebol clube de verdade não queremos ninguém aí dizendo que ama o São Paulo futebol clube más e corintiano desfarsado e o caso dese Leco diretoria e tudo corintiano fora Leco fora pinotti

17/07/2017 11:26:49 Adailson Ivana     

o tricolor não pode cair,pq n tem estrutura para suportar uma segunda divisão! o exemplo é o inter!

17/07/2017 11:23:48 Guigo12  

Engraçado, a culpa já foi do MUricy, do Milton Cruz, Do Bauza, do MAC, do Gustavo, do Ceni, e agora do Pintado.
Olha quantos culpados, o único certo e direito e transparente e competente e que não erra é o SR.LECO.
Sr. que conseguiu acabar com o SPFC.
E vamos procurar mais um culpado, acho que mais dois jogos já pode ser o Dorival.

17/07/2017 11:22:49 Rafael Cesar      

cara o ricardo goulard ta jogando mtto na china o spfc podia trazer ele seria um time mtto boom cm cueva, ricardo goulrd, lucas pratto .. #traz o ricardo goulard leco pelo amor de deus

17/07/2017 11:20:10 Marcelo Leandro     

Vamos sp vamos sp pra segunda divisão, vai la de coração, vamos sp vamos sp pra segunda divisão

17/07/2017 11:16:52 Marcelo Leandro     

Pacote série B 2018 vai estar com promoção para torcedores do spfc, vai sair por 29.90 kkkkkk ja esta no Google olhem ai, que situação chegou o spfc, achei q nunca iria ver isso, time ruim e agente é motivo de gozação agora

17/07/2017 11:15:42 Tassio da Silva Gomes     

Amo spfc, o nosso problema nao sao os jogadores ou tecnico (são os menos culpados) e sim LECO e sua quadrilha.
Não pressionem os jogadores ou tecnico, temos q cobra é do LECO.
NENHUM CLUBE Q VENDE 22 JOGADOR EM 6 MESES CONSEGUI FORMAR UM TIME COMPETITIVO E QM VENDEU NOSOS JOGADORES E NAO REPOS A ALTURA FOI O BANDIDAO DO LECO.
PARABENS LECO FDP.

17/07/2017 11:11:38 Antonio Carlos Estrada     

Não vou deixar de assistir jogos do meu tricolor! Assinei o pacote futebol 2018 Série B da SKY . Time grande não cai, só dá um tempo !

17/07/2017 11:10:47 Glaucia Tiago     

ese time já tá jogando segunda divisão

17/07/2017 11:10:07 Geimerson Façanha     

leco vai afundar o São Paulo...

17/07/2017 11:10:06 Rogério Donizete     

Tira esse monte de gringo do nosso São Paulo e põe jogadores Brasileiros pra ver se a coisa num anda.
Tá matando o time essa gringaiada, pelo amor de Deus.

17/07/2017 11:09:46 Marcelo Leandro     

Fora leco seu lixo, afunda a tua família não o spfc

17/07/2017 11:09:10 Edgar Pereira da Silva      

spfc previsamqos urgente de um meia de criação quem concorda da um link ai

17/07/2017 11:08:23 Antonio BJ     

Concluindo, virou uma zona.

17/07/2017 11:08:20 Daniel Odete da Silva     

Alguém sabe dizer se vai ter tapetão este ano porque nos vamos precisar.

17/07/2017 11:06:03 Felipe Santos      

OLa PESSOAS VOCE De TODO BRASIL QUE TEM TV PRO. ASSINATURA E TENDO POUCO CANAIS E PAGA CARO NOS TEMOS A SALUÇAÕ LIBERAMOS OS CANAIS E REDUZIMOS A FATURA ZAP 88 98420902

17/07/2017 11:05:45 Carlos Alves      

vai toma no cu diretoria d caralho



Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.