Vamos rasgar o script - SPFC.Net

Logotipo

15/7/2017 17:54 - 70815 visitas - Fonte: Globo Esporte

Vamos rasgar o script

Instagram
Se eu torcesse para um rival, estaria vivendo dias de absoluto orgasmo mental com a fase do São Paulo. As pulsões levemente sádicas que regem nossas relações com o futebol me fariam inclusive traçar uma espécie de script de expectativas. Pensando friamente, há certas coisas que simplesmente não estão ao alcance do torcedor. Como melhorar a relação atribulada de Buffarini com a bola? Que poder temos nós para fazer Junior Tavares ser criterioso na hora de cruzar, em vez de despejar 20 bolas na área todo jogo? Lá do gélido concreto da arquibancada, como devolver a mobilidade que Cueva perdeu em algum lugar de março entre umas latinhas de Itaipava e uns ceviches? E como impedir o desmonte da equipe promovido por Leco e Pinotti em meio à temporada? A sensação de impotência é nosso maior inimigo hoje.



O fato é que fases duras moldam caráter. Alguma dessas frases motivacionais cafonas que o pessoal compartilha em Comic Sans para mandar indiretas, do tipo "Mar calmo nunca fez bom marinheiro" há de se aplicar ao momento atual. E quando me refiro ao momento, não falo dos últimos meses, mas da década inteira. Desde 2010, o São Paulo ostenta uma soberba que absolutamente não se justifica no campo. Se apequena em clássicos, mói jogadores e treinadores a rodo, raramente disputa as taças, nunca as ganha, cada vez mais briga na parte de baixo da tabela, brinca com fogo e corre atrás do próprio rabo. Os rostos mudam de ano em ano, mas a fórmula segue intacta. O resultado prático deste processo é a criação de um abismo entre a torcida e o time. Pode ter Lugano, Rogério, Lucas ou quem seja, o sentimento de não se ver representado permanece.

Voltando ao script da tragédia: o resultado de 2x2 em casa contra o lanterna Atlético Goianiense foi melhor do que os sonhos dos nossos haters poderiam prever. Uma leitura rasa e apressada do jogo não deixaria dúvidas: foi um completo desastre, jogo típico de equipe rebaixada, com dois empates sofridos em lances dignos de Didi, Dedé, Mussum e Zacarias. A monumental brochada, contudo, não deve e não pode impedir que enxerguemos que houve, sim, pontos positivos na partida de estreia de Dorival Junior, dentro e principalmente fora das quatro linhas.

Para furar retrancas, basicamente há quatro maneiras: chutes de longa distância, dribles, bolas paradas e tabelas rápidas que quebram linhas de marcação. Na primeira etapa, o São Paulo só levou algum perigo ao gol de Felipe pelos bons cruzamentos de Jonatan Gómez e quando Jucilei decidiu infiltrar a área adversária, driblar e cruzar para Pratto desviar. O futebol pobre de 11 jogadores que pareciam carregar um saco de cimento sobre os ombros não foi capaz de desanimar a torcida, este patrimônio que o São Paulo optou por adormecer nos últimos anos. A tensão e o princípio de vaias no apito que decretou o intervalo foram logo abafados por gritos de apoio dos mais de 31 mil torcedores que não se assustaram com o frio e o péssimo horário da partida e deram as caras no Morumbi.

No segundo tempo, o cenário de um deserto de imaginação no 4-2-3-1 de Dorival persistiu. Wellington Nem parece ter saído do roteiro de Space Jam para a vida real: se esforça, batalha, procura o jogo e simplesmente toma todas as decisões erradas. Algum ET roubou seu talento e não quer devolver. Aliás, a opção do treinador de prestigiar os jogadores que acredita serem tecnicamente mais capazes, mas que vinham em uma espiral de greve de futebol, como Cueva e Nem, é interessante e louvável. Ambos estão devendo muito, mas o recado, tanto ao serem escalados quanto ao serem substituídos, é claro: os melhores jogarão e cabe a eles justificar o voto de confiança em campo. O São Paulo não está em posição de abrir mão de ninguém, mas isso não significa que devamos seguir mimando estrelas.

O peruano, diga-se, buscou o jogo, se mostrou bem mais disposto do que nas últimas atuações, mas fisicamente parece abaixo do aceitável. Em belíssima cobrança de falta que originou o primeiro gol, mostrou brio ao pedir para bater. Em seguida, num erro displicente, entregou a bola para o gol de empate de Niltinho. A concorrência de Lucas Fernandes, em franca ascensão, e a chegada de Dorival bastarão para despertar no camisa 10 a fagulha criativa e a vontade de se recondicionar fisicamente antes de se tornar mais uma venda de Leco? Assim esperamos.

A enorme atuação do não menos enorme Walter chamou a atenção tanto quanto a presença dominante de Jucilei no meio-campo. A proposta de contra-ataques do Atlético foi abandonada quando, no segundo tempo, os visitantes vieram para cima e trocaram golpes ao ritmo de Walter, com seus toques classudos de primeira. O jogo ficou franco e, à força, Marcinho fez belo gol num tirombaço de fora da área. Conforme previsto, uma bola parada e uma pancada de longe furaram a retranca. A catarse que invadiu as mais de 31 mil almas foi bonita de se viver. Era alívio. Se tivesse uma fotografia daquele exato instante, veríamos que cada são paulino desconfiado estava abraçado aos 11 caras assustados que, em campo, tentavam representá-los. Isso está ao nosso alcance: criar condições para que o São Paulo se fortaleça mentalmente e saia dessa areia movediça que o ameaça. O empate de calcanhar foi uma dura estocada em nossos corações, mas para mim, ficou claro que há um longo túnel e uma luzinha lá no fim. Nós, são paulinos, não podemos apagar essa luz. Temos de rasgar o script da tragédia: não vamos abandonar o São Paulo.

Amanhã contra a Chapecoense, temos mais uma luta. E quarta, contra o Vasco, é dia de lotar o Morumbi. Vai ter que ser na marra, pessoal.

por Pedro De Luna




Comentários (38)

16/07/2017 10:56:45 Mauricio Azevedo     

Se não tirar o Ruimdrigo Caiu vai cair mesmo.. Dorival coloca minha avó no lugar que joga mais.

16/07/2017 10:24:32 Sebastião Francisco     

belo texto!

15/07/2017 21:54:21 Junio Alves     

na boa velho o mês de meu aniversário quero alegrias com nosso tricolor. ...

15/07/2017 21:32:45 Claudemir Oliveira      

vamos ganhar amanhã é quarta.

15/07/2017 21:12:00 manuella saldanha     

Duas Coisas São Certezas.. Uma é a Morte! e a Outra.. LF9 Vai deixar o Dele Na Quarta-Feira

15/07/2017 20:30:27 leafareros  


15/07/2017 20:05:16 Cida-SPFC  

Belo texto. A torcida é quem fará a diferença. Lotar o Morumba!

15/07/2017 20:05:02 Edenildo Araujo     

Boa noite soberanos, amigos precisamos ver o Bruno na nossa lateral hj é o que temos para essa lateral.

15/07/2017 19:24:38 Josiel Carvalho     

karak isso sim é torcedor com certeza vamos ganhar essa apoiar é o melhor que fazemos vamos colocar na mão de dorival ele vai saber o q fazer td tem seu tempo já tivemos o tempo de perder agora vamos pro tempo de ganhario o tempo de confiança o tempo que o São Paulo era temido e não tendo medo cada jogo vamos erguer a cabeça e apoiar ao máximo que pudermos pq esse é o nosso time de coração vamos tricolor touro com vc na derrota na vitória vamos mostrar do q vc é capaz tu és forte tu és grande

15/07/2017 19:01:42 Paulo Costa      

Caramba, como você escreve bem! Parabéns. Este blog ou site SPFC.net não merece seus artigos. Ou merece, mas tem que tirar fora um tal Wender Peixoto e colocar um moderador para cortar o monte de besteiras e palavrões que saem nos comentários.

15/07/2017 18:46:38 Everildo Asunsao Ngueira Ngueira     

oi boa noite desbloqueio todos os canais fechados de TV por assinatura de qualquer lugar do Brasil SKY NET TV claro TV oi TV vivo chamar no ZAP 11961004639

15/07/2017 18:46:03 Paulinho Pirica     

Falta lateral essa sim estamos carentes mais tamo juntos sempre SP

15/07/2017 18:39:27 Manoel Silva      

eh isso ai. vamos sair dessa situaçao e vai ser na marra!!! esse idiota que disse que ninguem vai ao morumbi nao eh torcedor de verdade. torcedor de verdade eh aquele que ta sempre com o time nas vitorias e derrotas. vamos lotar o morumbi , energizar cada jogador. juntos , somos mais fortes!

15/07/2017 18:32:17 Tatu Tatu     

Como disse o Denilson , da uma chegada no atacante Rodrigo Caio , só uma beliscada no tornozelo pro cara ficar esperto.

15/07/2017 18:30:37 Adilson Pereira      

vamos sair desta fazê com garra vamos que vamos tricolor

15/07/2017 18:27:22 Marcelo Silva      

ainda subiria da base o zagueiro kal o Hugo é o lateral foguete junto com o volante banguele e ainda temos o atacante Pedro pra fechar o elenco não precisa contratar galera isso que esse maldito do Leco tá fazendo e lavagem de dinheiro do nosso dinheiro...

15/07/2017 18:26:51 Francisco Felix     

esses jogadores filadioputa não merece vistir a camisa do tricolor não meu é uma vergonha toce para o são Paulo desse jeito aí o são Paulo não tem um time ruim mais o pobrema é que o cueva não tá jogado nada cara o platto Wellington nem não tá jogado nada meu esse Júnior távare não joga nada bufarino pior o Dorival Júnior tem que colocar esses jogadores aí no banco direseva esses jogadores filadioputa diretoria de meda fôra presidente fila diumapunta

15/07/2017 18:24:35 Paulo Roberto Kuster     

precisamos mais dois reforços mais do LECO não da pra esperar nada.velho irresponsável.

15/07/2017 18:24:31 Emerson & Lilian Ferreira     

chega de blá blá blá lero lero lero quero ver é futebol. "vitória"

15/07/2017 18:24:23 Marcelo Silva      

Lucas Fernandes tem que ser titular logo...ainda colocaria o brener como segundo atacante sabe driblar chutar e é rapido quem concorda da um like

15/07/2017 18:21:15 Luigi Souza      

Contrata o Diego Alves antes do Flamengo. Dispensa Denis e Sidao. resolve de vez o Gol...gosto do Renan...mas não é do Nível de Rogério Ceni e Zetti.

15/07/2017 18:20:37 Junior Andrade Andrade     

Falta um com a raça e a vontade do Richarlyson, era mais macho que muitos mais que tão aí

15/07/2017 18:19:34 Conceito Serviços     

realmente complicado, mas não irá sair mais ninguém do time, assim espero e com a sequência de jogos e a boa filosofia do Dorival Júnior o time vai reagir.

VAMOS SÃO PAULO!!!!!

15/07/2017 18:17:31 Peter Milome      

vamos mudar essa situacao...caso nao saibam OS CRITICOS DE PLANTAOOOO O SP SUBIU 2 POSICOES....OU SEJA O EMPATE APESAR DE SER CONTRA O ÚLTIMO DO CAMPEONATO. FOI FAVORAVEL...#segaadica..

15/07/2017 18:12:33 Léo Ferreira      

É verdade há hora é de insistir na reviravolta, pensamento positivo SPFC
Tu és forte, tu és Grande já fiz o nosso hino!

15/07/2017 18:12:10 Jose Ednaldo Ednaldo     

vamos rasgar é as redes adversárias.
isso que estamos precisando!

15/07/2017 18:10:21 Jose Ednaldo Ednaldo     

aomrasgar as redes adversarias

15/07/2017 18:05:31 Darci Arruda     

vamo lá tricolor vamo sair dessa aí não é lugar nosso

15/07/2017 18:04:02 Genaldo Souza      

simplesmente perfeito o que ele falou . tira os que tiver fazendo modinha. E vamos na raça pq o talento temos o que faltava era vontade. Vamos empurrar erica chingar mas é pq nos te amamos tricolor. .. Vamos mostrar quem somos a volta do jaison...

15/07/2017 18:02:06 Fabiano Carlos Hermann (PePpErS)     

é a hora de Lucas Fernandes... vai ser nossa nova revelação bombástica... pode escrever..

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.