publicidade

Sem candidatos a craque, Copinha aposta em menores de idade

O torneio que revelou jogadores consagrados como Falcão, Toninho Cerezo, Casagrande, Rogério Ceni, Raí e Dida começa 2009 com mais uma novidade e a incessante busca por retomar seu destaque. Antes famoso por abrir o calendário do futebol brasileiro, a Copa São Paulo de Futebol Junior dá sua largada neste sábado agora com a idade-limite de 18 anos e nenhum nome com previsão para ser craque.

Repetindo o inchaço e a série de equipes desconhecidas dos últimos torneios, a competição chega a sua 40ª edição obrigando seus 88 participantes a inscrever atletas com idade um ano abaixo da permitida em 2008. Assim como na temporada passada, porém, a competição fica esvaziada por jogadores novos, já com carreiras agenciadas por empresários e o sonho não mais de subir para o time profissional, mas seguir direto para a Europa.

Como de costume, os clubes mais tradicionais são os favoritos, e é um deles que tem no elenco alguém que pode destoar da falta de estrelas. O meia Oscar, de 17 anos e presente no plantel de Muricy Ramalho em 2008, é a aposta do bicampeão São Paulo. Camisa 10 da equipe que foi eliminada pelo Atlético-PR nas oitavas-de-final da Copa Sul-americana do ano passado, Oscar, que perdeu pênalti naquela decisão por pênaltis no Morumbi, é o mais conhecido dos 2640 jogadores inscritos. E é o símbolo desta nova geração: já teve proposta do exterior, mas o Tricolor preferiu segurá-lo.

Além do armador, o goleiro Leonardo, o volante Wellington e o atacante Roni são outros que já estiveram entre os profissionais e se tornam as apostas do técnico Marcos Vizolli, que estréia com sua equipe às 18h30 (de Brasília) deste sábado diante do Ceará, em Rio Claro, pelo grupo M, que também tem os donos da casa e o Juventus (AC).

Às 16 horas do mesmo dia, entra em campo o maior campeão da competição. Com os holofotes da torcida voltados para Ronaldo, os garotos do Corinthians começam em São Carlos sua luta para tentar cavar um espaço no plantel de Mano Menezes ou no exterior diante do Paraibano (PB), pela chave S – o clube anfitrião e o Democrata-MG são os outros adversários alvinegros.

Dentre os comandados do técnico Adailton Ladeira, o destaque é um atleta que despertou atenção já na edição de 2008. Com nome de ídolo da Fiel, o atacante Marcelinho tenta provar seu valor na categoria e é um dos pilares na busca pela taça que não vai ao Parque São Jorge desde 2005 e já foi levantado seis vezes pela agremiação.

Tempo maior sem vestir a faixa do principal torneio de categorias de base no Brasil é a motivação no Palmeiras. Único dos grandes paulistas que nunca conquistou a Copinha, o Verdinho começa 2009 com um elenco incentivado pela possibilidade de ser treinado por Wanderley Luxemburgo, já que os profissionais sofrem com baixas no elenco e poucas contratações. O técnico Betinho também mantém o ânimo lembrando que serem campeões fará com que seus comandados entrem na história do clube.

A caminhada para a inédita conquista inicia em Araraquara, às 16 horas de sábado, diante do Cuiabá (MT) pelo grupo O, preenchido por Ferroviária (SP) e Castanhal (PA). São estes os oponentes alviverdes na oportunidade de melhorar o desempenho dos últimos anos – enquanto os arquirrivais Tricolor e Timão costumam chegar às etapas mais avançadas, o time do Palestra Itália têm parado na segunda fase nos últimos anos. O otimismo fica com o desempenho no Paulista Sub-17, quando o Palmeiras chegou às semifinais.

Outro que busca a volta dos bons tempos é o Santos. Dono do título de 1984, o único da Copinha em sua história, o Peixe tem o ex-volante Narciso como técnico e conta com Neymar, jogador de 16 anos que já despertou interesse de grandes clubes europeus. Neste ano, o atacante terá a incumbência de liderar a equipe e mostrar que pode subir aos profissionais antes do que era previsto. A primeira prova será às 18h30 deste domingo, diante do Cene (MS), em São José do Rio Preto, pelo grupo A, que também tem América (SP) e União (MT).

Dos outros participantes, merecem atenção o Pão de Açúcar, atual campeão paulista sub-17, o Figueirense, que surpreendeu e venceu a Copinha em 2008, e equipe tradicionais como Flamengo, Vasco, Fluminense, Grêmio e Internacional. Todos com o sonho de terminar 25 de janeiro, aniversário da capital paulistana, com o esvaziado, contudo ainda mais importante título das categorias de base.

Regulamento – Como nas outras edições, os 88 clubes foram divididos em 22 grupos, com todos enfrentando-se em turno único dentro das chaves. Classificam-se para a segunda fase os líderes e os dez melhores segundos colocados. A partir daí, adota-se o sistema de playoff até a definição do campeão, em 25 de janeiro. g

VEJA TAMBÉM
- Calleri elogia elenco do São Paulo por adotar filosofia de Zubeldía
- Tricolor escalado para o jogo contra o Barcelona-EQU
- Veja a provável escalação do Tricolor para o jogo de hoje


Receba em primeira mão as notícias do Tricolor, entre no nosso canal do Whatsapp


Avalie esta notícia: 2 3

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar.

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.
  • publicidade
  • publicidade
  • + Comentadas Fórum

  • publicidade
  • Fórum

  • Próximo jogo - Libertadores

    Qui - 21:00 - Monumental Banco Pichincha -
    Barcelona SC
    Barcelona SC
    São Paulo
    São Paulo

    Último jogo - Brasileiro

    Dom - 18:30 - Antônio Accioly
    https://media.api-sports.io/football/teams/144.png
    Atletico Goianiense
    0 3
    X
    São Paulo
    São Paulo
    Calendário Completo
  • publicidade
  • + Lidas

  • publicidade