publicidade

Em 91, no Flamengo, Luxa mandou devolver a mala branca do Grêmio

Tricolor gaúcho precisava da vitória dos cariocas diante do Vitória, que acabou acontecendo. Mas a premiação foi recusada pelo treinador

A popular mala branca, que nada mais é do que uma premiação extra para uma determinada equipe vencer a partida e favorecer a terceiros, está em moda no futebol brasileiro. Até a procuradoria do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), no Rio de Janeiro, ficou de investigar o assunto por considerar uma "vantagem indevida" e uma forma de "corrupção". Mas diversos jogadores e treinadores acreditam que na última rodada do Campeonato Brasileiro, neste domingo, o assunto voltará à tona.



O técnico Vanderlei Luxemburgo, do Palmeiras, afirma que a mala branca sempre existiu no futebol brasileiro. Mas ele é contra. E lembra que no Campeonato Brasileiro de 1991, quando comandava o Flamengo, recusou uma premiação extra enviada pela diretoria do Grêmio, que mandou para a Gávea uma certa quantia em dinheiro porque o clube foi favorecido com uma vitória da equipe carioca em cima do Vitória.


- O Flamengo estava com salários e premiações atrasados. Cheguei ao vestiário e vi os jogadores espalhados pelo vestiário e percebi que havia algo de errado. O Gaúcho, Gilmar e o Júnior vieram me procurar com a mala branca em mãos. Eles disseram que haviam recebido um dinheiro do Grêmio após vencermos o Vitória, resultado que favorecia os gaúchos. Eu não aceitei e mandei devolverem. E só treinamos no dia seguinte, após o elenco fazer a devolução - recorda Luxemburgo.



Na avaliação do treinador do Palmeiras, quando o seu elenco recebe dinheiro de terceiros para vencer uma partida é sinal que está faltando algo ao clube. Luxemburgo não recrimina quem aceita uma premiação extra, mas impede que isso aconteça em seu local de trabalho.


- Ao invés de mandar dinheiro para terceiros, a diretoria deve investir no próprio time. É melhor gastar R$ 1 milhão em reforços do que mandar para outro time vencer um jogo - compara o treinador alviverde.



Na última rodada do Brasileiro, os boatos são de uma suposta mala branca que será enviada por conselheiros e torcedores do Grêmio para os jogadores do Goiás vencerem o São Paulo.



- A mala branca existe no futebol há anos. Isso acontece desde a minha época de jogador. Mas eu não concordo e não aceito - avisa Luxemburgo.

VEJA TAMBÉM
- Luis Zubeldía é o novo técnico do São Paulo
- Direção faz reunião com treinador e fica próximo de acordo
- Técnico argentino é o favorito para assumir o São Paulo


Receba em primeira mão as notícias do Tricolor, entre no nosso canal do Whatsapp


Avalie esta notícia: 9 9

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar.

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.