publicidade

Déficit não é Dívida!

Vejo muitos aqui comentando como se o São Paulo estivesse endividado, porém a grande maioria das matérias que saem sobre a parte financeira do São Paulo falam sobre Déficit. A palavra Déficit tem o sentido de que as despesas superam as receitas em x milhões de reais, por exemplo. Porém, essa palavra também tem sido usada para comparar receitas de anos anteriores, por exemplo, em 2018 o São Paulo arrecadou 10 milhões e em 2019 arrecadou 9 milhões, nesse caso teve um Déficit de arrecadação de 1 milhão (uma hipótese).

O fato é que ter déficit não necessariamente significa que o clube tem dívidas, dívida é quando para pagar esse déficit o clube contrai empréstimos, por exemplo, e fica devendo. Por outro lado, se o clube tem algum dinheiro guardado, ou antecipa alguma receita ele pode não gerar dívida, por exemplo, se antecipar as cotas da TV para não ficar com a dívida do Déficit.

Apesar disso, quase sempre o Déficit está associado a uma dívida, porém o mais importante é que não é todo o valor do déficit que vira dívida. Aliás, provavelmente na conta do Déficit anual já está calculada a dívida do clube, exemplo, o São Paulo deve 100 milhões e teve um gasto maior do que receita de 10 milhões, no balanço final vai ser divulgado que o São Paulo teve um Déficit de 110 milhões, sendo que esses 100 milhões eram de uma dívida que já vínhamos pagando a 10 anos atrás. Aliás, não adianta nada gerar receita se não se paga parte da dívida, para abatê-la e diminuir os juros. É preciso existir saúde financeira no clube para que investidores voltem a ser atraídos pela marca.
Avalie: 18 18

Comentários (14)

bronze
08/04/2020 12:16:26 Corcunda

Não é mas da na mesma se vc não tem dinheiro para cobrir. Simples assim.

08/04/2020 09:37:49 naildojr

Ok,ok,ok.

Muita gente sabe que deficit não é divida, a questão é que estamos falando de deficit anual e não mensal, e que superavit temos tendo ao longo dos anos?

Eu não posso afirmar com certeza, estou falando só da minha memória, mas pelo que lembro, não estamos tendo superávits muito positivos ao longo dos anos, senão me engano já tivemos outro(s) déficits recentemente.

Outra coisa, o São Paulo tem sim dívidas significativas, inclusive junto a bancos e que já foi mencionado antes aqui mesmo no site, que estas dívidas correm num juros mais elevados, em 2019 achei informação era que seria de 200 milhões de reais, com deficit estimado de 180 milhões.

Resumindo, déficits acompanhado de superávits pequenos, mostram falta de qualidade de gestão como também pode significar que o clube se encontra no mínimo numa situação desconfortável financeiramente.


08/04/2020 08:25:31 Cado_Negri

Não é dívida se você tem caixa né amigo, não é o caso.

07/04/2020 16:46:23 kaiquecesar

Dívida:quantia que se tem de pagar a alguém.
Deficit viu usar aq vc falou q é quando as despesas superam a receita, ou seja, o dinheiro q tá faltando vai ter q vim de algum lugar que n é ideal e isso gerar uma dívida( pode ter exceção como no caso do palmeiras que tem quem banque se para n virar dívida, mas no caso do São Paulo n tem).

bronze
07/04/2020 16:24:30 AntJr

Facebook: Marcelo.
Não se preocupe, mas é preciso saber que as contas refletem no elenco menos qualificado, e falta de títulos na maioria dos casos.

07/04/2020 15:33:57 AllanFernando7

Infelizmente nesse país todo mundo acha que entende de tudo.

Jornalista querendo ser contador, advogado e administrador.

Ex jogador de futebol querendo ser jornalista

E no final de tudo ninguém entende de nada e da palpite!

ouro
07/04/2020 13:17:31 Lemonz

Déficit não é dívida, mas se vc tem um dívida enorme tem que pagar juros enormes e isso sim aumenta o déficit do exercício anual.

O problema piora pq todos os clubes estão endividados, e se a situação já era difícil de equilibrar ano passado com todas as receitas que tínhamos - pratrocinio, venda de produto, bilheteria, cota de TV e sócio torcedor pra citar as principais que devem secar com a pausa no futebol - imagina agora que o clube tem que pagar os mesmos juros, os mesmos salários absurdos e a única receita que temos pra viver são os pagamentos das vendas de jogador - que também devem diminuir muito senão parar completamente até o futebol voltar na Europa.

07/04/2020 12:53:46 Barroco_O_Retorno

Apenas complementando: "dívida contraída em anos [anteriores> como déficit (...)"

07/04/2020 12:52:17 Barroco_O_Retorno

De fato déficit não é dívida. Mas costuma ser um grande indicativo, sinalizador, do montante de dívida que o clube irá contrair para cobrir o déficit, como você mesmo pontuou. Vale lembrar que uma antecipação de receita (cfme exemplo dado pelo autor do tópico) tem o mesmo impacto que uma dívida.
Agora, chamar/contabilizar dívida contraída em anos como "déficit" acho que vc forçou a barra. Nunca vi isso acontecer (não me surpreenderia dado o nível do jornalismo esportivo e financeiro que temos no Brasil) e, se alguém falar isso, simplesmente desconsidere qualquer coisa que o cara escrever, pois não sabe o que está falando.

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.


Últimas Notícias

Carregar mais Noticias
  • publicidade
  • publicidade
  • + Comentadas Fórum

  • publicidade
  • Fórum

  • Próximo jogo - Brasileiro

    Qua - 21:30 - -
    Flamengo
    Flamengo
    São Paulo
    São Paulo

    Último jogo - Brasileiro

    Sáb - 21:00 - MorumBIS
    images/icon-spfc.png
    São Paulo
    1 2
    X
    Fortaleza EC
    Fortaleza EC
    Calendário Completo
  • publicidade
  • + Lidas

  • publicidade