publicidade

Pré-temporada (?), estaduais, calendário... As dificuldades do reinício de trabalho no futebol BR

Ontem, 17 de janeiro, mais uma temporada de futebol foi iniciada para o SPFC. Seis semanas após o sua última partida, o Tricolor entrou em campo por um novo torneio oficial, o desgastado Campeonato Paulista. Em sua estreia, com um time repleto de reservas, foi derrotado pela equipe do São Bento por 2x0, equipe que por sua vez se prepara desde NOVEMBRO para jogar o campeonato estadual e posteriormente a Série B do Brasileirão.

Para termos ideia de quão esteve em campo na noite de ontem:

- 4 jogadores jamais haviam jogado 90 minutos no profissional, mais de 1/3 do time;

- Aderllan e Maicossuel nunca tinham jogado (Maicossuel continua sem jogar) uma partida inteira pelo SPFC, mesmo estando há meses no clube;

- Junior Tavares estreou como titular na nova função. Reinaldo reestreou;

- Araruna e Bruno não atuavam em um jogo completo há 5 e 6 meses, respectivamente.

- Só o goleiro foi titular no Brasileirão da temporada passada.

Soma-se a isso o "entrosamento" de 15 (QUINZE) dias (apenas treinamentos), com a condição física aquém do ideal e chegamos ao resultado que pudemos presenciar ontem, com gols, ainda assim, sofridos por erros individuais isolados e jogando fora de casa.

No entanto, será que o treinador, bem como toda a comissão técnica, gostariam de escalar essa equipe que esteve em campo? Ou circunstâncias, que envolvem diversos fatores, induziram à tomada dessa decisão?

Os estaduais (infelizmente, ainda) são torneios oficiais e, ao meu ver, o grande problema dos clubes da elite na perspectiva de datas/calendário. Os finalistas fazem (no Campeonato Paulista) 18 jogos no total, em um intervalo de pouco mais de 70 dias. Se contarmos a Copa do Brasil são vinte e duas partidas, praticamente um jogo quarta e outro domingo em sequência até abril (e após o Paulista já se inicia a Sul-Americana e o Brasileirão). Não é mais inteligente preparar melhor (em todos os aspectos) a equipe principal para os momentos decisivos e campeonatos mais relevantes do que utilizá-la nesse momento não tão importante e ter problemas (desgaste e lesões) em um futuro próximo (problemas que ocorreram nas últimas temporadas com o Rogério e o Patón, mesmo com um calendário mais amplo por não trabalharem em um ano de Copa do Mundo)?


Lesões em 2017. Fonte: GE



Número de jogadores lesionados em 2016. Com a Libertadores no primeiro semestre, houveram mais viagens, com perdas importantes por lesão como o Ganso para o jogo decisivo contra o Atlético Nacional. Fonte: GE




O número de jogos dos estaduais são prejudiciais aos times de expressão. São pelo menos 12 partidas, onde se perde demonstra fraqueza, se vence não vale nada (exceção feita aos clássicos, que acabam sendo "campeonatos à parte"). Por isso que reduzi-los a meros torneios de pré-temporada, com um número de datas menor, seria o ideal, mas como há outros interesses (televisão, federações)... O tratamento - verdadeiramente - dele como preparação para os grandes certames do ano (Brasileirão, Libertadores, Copa do Brasil, Sul-Americana) tiraria essa responsabilidade de vitórias "a todo custo" e até de cobrança do torcedor. Seria uma Flórida Cup, com alguns times do interior convidados e grandes jogos (clássicos), mas sempre ressaltando o que ele, de fato, seria: um torneio de verão, amistoso, nada mais do que isso. O que pode haver, agora por parte de nós, torcida, é compreender essa ideia: o campeonato estadual é, mesmo sendo um campeonato oficial, um torneio preparatório, nada além disso.

Esporte de alta performance exige tempo de preparação, tempo que não temos no futebol local. Não há como dizer que a decisão tomada por Dorival e a comissão técnica tenha sido equivocada. Concordo que um ou outro jogador poderia ter iniciado na partida de ontem, mas a estratégia é plenamente compreensível. Como ele mesmo disse, o que importa é o final. Espero que quando as decisões e os grandes jogos chegarem a equipe esteja em sua plenitude física, técnica e psicológica, propiciada apenas por ter ocorrido esse período onde uma equipe alternativa teve de ser utilizada.

Concorda? Discorda? O tópico acabou ficando extenso, mas é o que eu penso. Saudações Tricolores.
Avalie: 34 4

Comentários (24)

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.


Últimas Notícias

Carregar mais Noticias
  • publicidade
  • publicidade
  • + Comentadas Fórum

  • publicidade
  • Fórum

  • Próximo jogo - Libertadores

    Qui - 21:00 - Monumental Banco Pichincha -
    Barcelona SC
    Barcelona SC
    São Paulo
    São Paulo

    Último jogo - Brasileiro

    Dom - 18:30 - Antônio Accioly
    https://media.api-sports.io/football/teams/144.png
    Atletico Goianiense
    0 3
    X
    São Paulo
    São Paulo
    Calendário Completo
  • publicidade
  • + Lidas

  • publicidade