Tentando entender o fracasso da Copa Sp - by PliniaO - SPFC.Net

Logotipo

Instagram
11/01/2017 - 10:21 / Visualizada 3514 vezes

Tentando entender o fracasso da Copa Sp - by PliniaO

Postado por: pliniao

O SPFC encerrou sua participação na copa SP após ser eliminado pela Chape nos penaltis.
A eliminação em si revela pouca importância. O que resta é entender como um time multicampeão em 2016 apresentou um futebol bem abaixo do esperado na competição e porque, aparentemente, temos pouquíssimos valores individuais interessantes.

Obs.1 - Sim o time fez um campeonato, ao meu ver, ruim. Os dois primeiros jogos na maioria das vezes são contra times amadores e o último contra o time da cidade sede. Apesar das goleadas e 1o lugar geral na copinha o SP fez um jogo ruim contra o Capivariano vencendo nos acréscimos após um frango do goleiro e outro jogo muito ruim contra a Chape.

Antes de mais nada tenho que reconhecer que não sou um expert nas categorias de base. Assisto jogos quando posso, vi vários esse ano do sub20 e sub17, mas nada comparado ao acompanhamento diário que temos com o time profissional do SPFC. Logo, me corrijam se eu estiver equivocado em algum ponto.

Dito tudo isso, começemos:

A copa SP é sub20 com 25 jogadores inscritos.
Em 2016 o SP venceu 5 torneios nessa categoria: Libertadores, Copa Ouro, Copa do Brasil, Paulista e Copa RS.

Vamos as escalações:
Libertadores (Final) - Perri, Foguete, Maidana, Kal e Inácio; Banguelê, Artur (Queiroz) e Lucas Fernandes, David Neres, Luiz Araújo (Gabriel) e Pedro (Shaylon)

Copa Ouro (Final) - Lucas Gomes, Danilo Belão, Igor Morais, Rodrigo, Caique, Luizão, Jeferson, Oliveira, Guilherme Bissoli, Jean Patrick e Felype Hebert.

Copa do Brasil(Final) - Lucas Perri; Foguete, Tormena, Kal e Júnior; Artur, Araruna, Shaylon, Auro Caíque e Pedro Bortoluzo.

Paulista (Final) - Perri, Foguete, Tormena, Kal, Júnior, Artur, Araruna, Shaylon, Auro, Pedro e Caíque.

Copa RS - Denis; Belão, Gleysson, Neves e Tom; Luizão, Luan (Paulinho), Frizzo (Oliveira), Marquinhos (Clairtion), Léo Natel (Talisca) e Gabriel Novaes (Ruan Café). O técnico é Rafael Paiva.
Time reserva do sub20 mesclado com sub17 devido as datas coincidentes com Paulista e Copa do Brasil.

Copa SP ontem - Lucas Paes, Neves, Militão, Rony e Liziero; Pedro, Vinícius e Frizzo; Léo Natel, Caique e Heron.

De cara já conseguimos observar o tamanho da diferença nas escalações. A grande maioria dos garotos utilizados nessa Copa SP foram reservas quase o ano todo.
Outro ponto a se observar é a idade dos jogadores com muitos na casa dos 18 anos e mais 2 copa SP para disputar.
Alguns destaques do sub17 não jogaram como é o caso do Cipriano.
O entrosamento também pode ter pesado já que não era um time que jogava regularmente durante o ano.

Enfim, fato é que esse time que jogou a Copa SP ficou muito aquém das expectativas geradas pela própria base do nosso tricolor.
Pesando tudo que foi dito o desempenho poderia (e deveria) ter sido bem melhor.
Tirando Éder Militão que ao meu ver mostrou uma postura de jogador profissional, posicionamento, passes, vigor físico, os demais ainda estão totalmente crus pensando no profissional. Muitos não vingarão.
Infelizmente não temos nenhum craque nesse time da Copa SP, fora do sério, como os casos recentes de Lucas, Neymar, Gabriel Jesus, Gabigol, Casemiro, Oscar, Pato, etc etc etc que já apresentavam um baita futebol com 17/18 anos. Temos possíveis bons jogadores: Talvez Caique com mais amadurecimento e Frizzo.
Na verdade nossos melhores jogadores dessa geração já estão no profissional como o caso de David Neres, Lucas Fernandes e Shaylon.
Resta ainda a expectativa com Cipriano que completou 17 anos recentemente e poderia ter sido inscrito nessa copa SP para ganhar experiência.

Agora é pensar nas próximas gerações, afinal, já temos 50% do elenco profissional composto pela base. No momento, se fosse para subir alguém, teria que ser um fora de série.
O SPFC terá 1 ano para reorganizar esse time sub20 com novos nomes. Aguardemos.

Saudações
PliniaO





Comentários (38)

11/01/2017 16:58:04 sou_mais_sp   

Subiria o Militão mas não para zagueiro e sim para volante e só!!

11/01/2017 16:48:55 Unico_Hexa   

Ótimo texto.

Devemos parar parar com as desculpas e trabalhar. Foi um vexame e ponto final e um cidadão me critica por falar que existe um padrão na base até o sub 20.

11/01/2017 16:31:42 marschal   

A verdade é que o clube não prioriza a copa sp, pq a ideia, eu acho, é se preparar e jogar os campeonatos mais longos.

11/01/2017 15:52:52 Nedved23   

Ótima análise , não tenho concordado com a maioria dos seus ultimos textos mas esse está perfeito acho exatamente isso: essa época do ano costuma-se criar uma grande expectativa para ver os futuros "craques", quando sabemos que estatisticamente muitos dos melhores jogadores nem virarão profissionais de clubes de ponta.

Achei o título um pouco sugestivo, parece que vc vai c... na cabeça do Jardine e da diretoria, tomaria mais cuidade mas de resto estou de pleno acordo.

Curiosamente, achei que esse ano a reação da torcida, pelo menos aqui do fórum foi EXTREMAMENTE madura. Todos os comentários que li foram de aplausos ao excelente trabalho do Jardine com as categorias de base, mesmo com essa eliminação.

Também tenho expectativa de ver o Militão no profissional, acima de qualquer outro motivo pela nossa carência de boms volantes, mas tenho plena consciência que há um tempo considerável de adaptação. Além disso, também espero uma pequena queima de etapas para o Cipriano. Ele, falando de grandes craques não só do SP mas do futebol brasileiro, é uma grande promessa

11/01/2017 15:33:44 Louriv@L   

SIMPLES. NAO PRECISA DE RELATÓRIO.
O TIME 2015/16. Foi todo desfeito.
Esse time de 2017 é muito mais fraco que o anterior que foi mult -campeão.

11/01/2017 14:17:25 hu_terror   

Quem assistiu vai concordar comigo.


PIPOCARAM


Eu tinha certeza que a expulsão do jardine ia culminar pra uma eliminação, parecia premeditado, o juiz cegueta com uns lances da chapecoense, mas o pior de tudo foi o São Paulo que parecia outro time, aquele mlk que apontou o dedo pro juiz acho que paulo boia, é muita mala.

Fora os outros que botaram a maior marra nos Penaltys e perderam.

Faltou personalidade, Humildade e psicológico, não aguentaram a pressão da torcida contra.

PIPOCARAM

11/01/2017 13:34:02 khazther   

Muito bem! Espero estar errado, mas acho q vai fazer muita falta aquele maluco, Junior Chávare. Ele montou a base foda do inter uns anos atrás, depois do gremio, e finalmente, foi ao nosso SPFC. Agora saiu e parece que voltou aqui para o gremio. Não sei se eh isso, mas deu a entender pela situação, que saiu devido aos escandalos envolvendo o fidumaegua do aidar. Apesar de alegar razoes familiares. Mas o cara tem bons olhos, pois me parece q Shaylon, Junior e outros foram indicação dele. Ontem eh melhor nem falar, aquele muleque q chutou o penalti fora parece bem fraco e joga numa marra, que me fez torcer q ele errasse a cobrança.

11/01/2017 13:00:11 Andpontini   

vamos fazer uma comparação...o time q jogou 2016 = carro com motor 3.0...ai na primeira corrida do ano de 2017, pegam a mesma carenagem (camisa) mas colocaram um motor 1.4....Esse time que jogou a Copinha nem de longe é igual ao time que ganhou 5 campeonatos em 2016. Então tem q dar tempo pra essa nova safra se firmar e ai sim ter uma certa "cobrança"....É um time que ainda vai ganhar algum título esse ano com certeza!

11/01/2017 12:42:43 lucianoengcomp   

Salve, Pliniao.
Permita-me discordar de vc nesse post um pouco mais que o normal.
Não vejo o time da Copa Sp, a eliminação contra a Chape e o jogo anterior da forma que vc vê.
Acho sim o time coletivamente e individualmente muito bom, mesmo sendo o time praticamente reserva que terminou o ano de 2016 vitorioso em quase tudo que disputou.
Assisti todos os jogos: os 2 primeiros adversários achei realmente mais fracos e passeamos em campo.
O Capivariano já não tinha sido um adversário fraco contra o timaço de 2016 e em 2017 não fomos mal não contra eles também. O goleiro estava num dia inspirado e algumas finalizações não foram tão felizes, mas fomos mt bem sim no jogo. Lembrando que além da rivalidade (praticamente um classico da base), eles jogavam em casa, oque dificultou pro SP.
No jogo contra a Chape, lembremos que o Jardine não estava no banco. Não jogamos mal no primeiro tempo e a partir de certo momento do segundo tempo (por volta de 20 minutos) acho que o nervosismo foi tomando conta dos jogadores.
Mas de forma alguma acho que o time foi mal, nem coletivamente, nem individualmente. Acho que temos ótimos valores, mesmo sendo o time reserva do ano passado.
Militão, Igor Neves, Pedro, Frizzo, Caique e Heron, pra mim, jogam muita bola. Principalmente o Pedro, que ninguém fala muito, mas tem um papel fundamental em campo de segurança defensiva, seja com a bola nos pés (não perde a bola lá atrás e distribui otimamente bem o jogo, fazendo o time andar), seja defensivamente marcando e preenchendo os espaços.
Enfim, acabamos empatando contra um time que veio pra se defender acho que por diversos fatores (postura tatica da Chape, ausencia do Jardine, falha nas finalizações, nervosismo...), mas não acho de forma alguma que esse time tenha tantas peças que não vingarão.
Apesar das divergências, parabens por mais um ótimo texto e muito bem escrito.
Abraços.

11/01/2017 12:19:56 roberto_costa   

Lúcido e coerente, como sempre!
Parabéns pelo texto.
Abraços e saudações.

11/01/2017 11:13:51 rodolfogusto   

Não vejo essa eliminação como um problemão, nesse time faltou tomada de decisões. Em inumeros lances vimos os jogadores buscando o lance mais dificil, ou tomou decisão completamente errada, fora quem penteiam de mais a bola. Talvez, um dos motivos, para embelezar todo lance, seja, que os meninos queriam mostrar serviço, após os antecessores deles, ganharem tudo, jogando muito bem.
Não vejo essa geração desperdiçada, ou esse time um lixo, jogadores fracos e nem isso. Acho que temos bons jogadores, apenas 3 com chances de serem excelentes jogadores, ou até craques, Caique, Militão e Frizzo. Otimos jogadores, gostei do que vi deles, mesmo sendo eliminado.
Os demais ainda faltam um pouco mais de rodagem, precisam jogar mais, disputar mais jogos cascudos, para ganharem mais experiencia na base.

Militão, esse esta pronto para subir, ou ser emprestado a algum time, e ganhar rodagem, apanhar um pouco, pois todos falam que ele é meio marrento, gosto disso, jogador com personalidade.
Frizzo, muito bom jogador, tem futuro, mas no momento não tem espaço para subir, pois Fernandes e Shaylon estão muito acima dele. Acho que um emprestimo com algum time da A2 do brasileiro ou A1 paulista seria uma ótima. Ganharia rodagem e experiencia profissional.
Caique, esse ainda não precisa subir, pode desenvolver ainda seu futebol na base, esta cru. Faz lances de craque, mas tbm as vezes mostra lances vergonhosos, falta muito, então é melhor molda-lo na base, pois sabemos que no SP treina mesmo, do que emprestar a algum time, em que só faz rachão.

Parabéns a esses meninos.... foram eliminados? foram, mas perderam para um time em que só jogou para se defender.

Respostas (4)

11/01/2017 12:45:57 lucianoengcomp   

Concordo, mas lembrando que não perdemos: empatamos.
Acabamos eliminados nos penaltys.
Abraço.

11/01/2017 12:17:04 Pliniao   

Acho que existe dois tipos de avaliação: Com perspectiva da realidade da base e outra do profissional.
Um abismo separá esses mundos.
No profissional você vê um Gabriel Jesus, camisa 9 da seleção e contratado pelo Guardiola, passar 1 ano na reserva para se adaptar ao profissional.
Lucas e Casemiro idem.
Até Neymar precisou de experiencias no Paulista para se firmar.
Fora tantos outros craques da base que não dão certo
Por isso alguns criticam duramente, pois sabem que jogador mediano na base não vale nada para o profissional. A realidade é dura mesmo. Não quem critica.
E como o grande objetivo da base é abastecer o profissional ganhar campeonatos ou ser eliminado não faz a menor diferença. O que importa é desempenho.
Esses garotos podem crescer? Claro. Podem ser uteis? Podem. Mas numa primeira análise já vemos que não há nenhum craque no sentido real da palavra.
Abcs

Respostas (2)

11/01/2017 12:50:25 rodolfogusto   

Uma coisa é criticar o futebol apresentado na Copinha, outra é criticar que os jogadores não podem apresentar futebol melhor.... Isso esta errado, e vc esta fazendo isso... Julgando 20 e poucos jogadores com base em 4 jogos.... Esse pensamento esta totalmente errado, temos que ver o desempenho em media.

11/01/2017 12:47:51 rodolfogusto   

Me diga um craque dessa Copinha??? Não tem, Neymar não despontou na copinha. Pra vc ter uma ideia o Neilton jogou mais bola na copinha que o Neymar (Copas diferentes)... PH Ganso e Ney, na copinha não demonstraram tanto diferencial e vejam a qualidade deles. Lucas Gaucho metia gol a rodo, era mais artilheiro que o Lucas e veja no que deu. Kaka, a mesma coisa. A copinha não serve para revelar jogador, e sim um periodo grande de trabalho. Jogador as vezes pode ir mal em um campeonato e despontar depois. Criticar que esses meninos não foram bem, sim, podemos criticar... Mas quem me garante que o Militão não venha a ser um craque???? NINGUEM SOBE CRAQUE, DEMORA ANOS

11/01/2017 11:09:12 Tuor   

Em tempo: se conseguirmos um bom goleiro...

11/01/2017 11:07:52 Tuor   

Concordo com o que você escreveu... estava bem evidente nos 3 jogos iniciais que o time é fraco comparado com os vencedores de 2016... e que assim que pegasse um time mais organizado no sistema defensivo cairíamos... penso que no ano próximo poderemos ter um time vencedor novamente, desde que o Jardine permaneça no comando...

11/01/2017 10:50:52 FeCampos   

Já critiquei muitos posts seus, mas este bate com o que eu penso. Esse time da Copa SP não tem nada a ver com os diversos times que ganharam títulos e mais títulos ano passado. Muito jogadores que possivelmente seriam decisivos para ganhar essa copa SP estão sendo aproveitados por Ceni ou foram convocados para a seleção sub-20.

Respostas (1)

11/01/2017 10:53:40 Pliniao   

abcs

11/01/2017 10:53:18 Pliniao   

Um dias concordamos, outros discordamos. Faz parte!
Abraços

11/01/2017 10:47:22 Jason__Soberano   

Se engana quem diz que jogamos a Copinha com um time de maioria sub-17.

Nossos sub-17 eram Marquinhos Cipriano,que nem foi inscrito,e o Luan e o Gabriel Novaes,que eram reservas.

Aliás,acho até que esse é um dos motivos pra termos ido com um time mais enfraquecido: Nossos melhores jogadores são da geração 98/99,mas Jardine priorizou a geração 97,da qual os principais já subiram: David Neres,Lucas Fernandes,Shaylon,Lyanco e Lucas Perri.

Os 98 que foram titulares,foram os que mais mostraram potencial,casos de Militão,Liziero,Frizzo e Caíque.

Os outros,todos 97,não era o que tínhamos de melhor.

Aí é uma questão que divide opiniões: Pra alguns,Jardine estava certo em mandar os 97 a campo,mesmo que fossem os mais fracos,porque essa era a última Copa SP da geração.Pra outros,Jardine tinha que escalar o que tinha de melhor,independente de idade.

Respostas (1)

11/01/2017 10:51:45 Pliniao   

abcs

11/01/2017 10:51:19 Pliniao   

Perfeito!
Também fiz essa pesquisa antes de escrever o texto e quase não vi jogadores sub17 na Copa SP.
No mais você explicou com mais competência o que eu quis expor.
Abcs e obrigado

11/01/2017 10:30:26 AryzinhaTricolor   

É bem por ai mesmo, Plinião. Essa equipe que disputou a Copa SP não é a principal do sub-20. Se inscrevêssemos todos os que ainda tem idade para jogar certamente seríamos campeões. Mas o título não é o principal foco da Copinha, mas sim revelar. Para mim o Militão já poderia ir para os EUA com os demais ateltas para fazer uma experiência no profissional. Olho nele porque é muito bom de bola. O Frizo também tem futuro, mas nesse momento contamos com Cueva, Lucas Fernandes e Shaylon e ele pode amadurecer mais um pouquinho.

Respostas (1)

11/01/2017 10:54:56 Pliniao   

Concordo contigo, Aryzinha!
Achei o Militão disparado o mais preparado.
Os demais ainda terão que amadurecer! Abracos

11/01/2017 10:29:21 JonatasdeAvaré   

Jogamos a copinha com a maioria dos jogadores sub 17, e nas outras equipes as idades dos jogadores são tudo de 18 anos a 20 anos !

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.