publicidade

Nossa História - Criação do uniforme do SPFC

Em mais um tópico que quase ninguem gosta de ler, e em tempos de novo uniforme e nova fornecedora de material esportivo vai uma historia um tanto quanto interessante sobre como se deu a criação do nosso manto sagrado.

Nos ultimos meses a maior discussão (creio eu)se deu em torno do novo fornecedor de material esportivo do SPFC, a qual o clube optou por fechar contrato com a Penalty.
A galera discutia mto isso no site revoltada por querer outras empresas mais conhecidas.
Mas acho que na verdade pessoal queria apenas expor uma marca mais chamativa e não mostrar essa camisa de tantas glórias....
Mas alguem ai sabe como e porque nosso manto é dessa forma?
Ai vai uma curiosidade pra quem gosta de história...


Manto Sagrado Tricolor



De acordo com o estatuto do São Paulo Futebol Clube, os uniformes tem que ser produzidos de acordo com as normas pré-estabelecidas. É permitida apenas a aplicação de patches nas mangas enquanto o clube detiver o título de determinado campeonato ou por algum outro motivo especial.

Além das mudanças estéticas, houve a mudança na própria estrutura e tecido do uniforme. Até a década de 1970 os uniformes eram produzidos em algodão puro, o calção chegava a ser, por vezes, de brim e os meiões eram amarrados à canela para não caírem. Somente no final dos anos 1970 é que começou a ser usada uma mescla de fibras para, em 1986, o poliéster ser incorporado ao material das camisas juntamente ao algodão. Com isso as camisas ficaram mais leves e não encharcavam como as antigas. Somente no meio da década de 1990 é que o tecido 100% poliéster começou a ser utilizado. Em 2000 surgiram as primeiras camisas que retinham menos suor e com alta capacidade de evaporação. Atualmente os materiais dos uniformes continuam evoluindo com novas composições de tramas para proporcionar aos jogadores a melhor condição de jogo.

Uniforme titular

O uniforme titular é composto de camisa branca com três faixas horizontais à altura do peito sendo a primeira vermelha seguidas pela branca e pela preta. As faixas vermelha e preta devem ter cinco centímetros de largura e a branca deve ter largura igual a 2,5 centímetros. O escudo cobre inteiramente as faixas. Esse uniforme é a mistura perfeita dos clubes que deram origem ao Tricolor do Morumbi, o C.A. Paulistano e a A.A. das Palmeiras uma vez que o primeiro possuía uma faixa vermelha e o segundo uma preta no uniforme. O calção e as meias são igualmente brancas.



Origem do uniforme do São Paulo:
A esquerda o uniforme do C.A.Paulistano e a direita o uniforme do A.A. das Palmeiras, resultando no uniforme usado desde 1930.


Uniforme reserva

Já o uniforme reserva é composto alternadamente por faixas vermelhas, brancas, pretas e novamente brancas, todas verticais. Na altura do coração encontra-se o escudo do clube. As faixas vermelhas e pretas possuem 4,5 centímetros de largura e as brancas tem largura de 1,5 centímetros. O calção e as meias são pretas.

O uniforme padrão do São Paulo possui diversos tipos de combinações, sempre mesclando partes do uniforme principal com partes do uniforme reserva. Dessa maneira cumpre-se a rigorosa norma da FIFA — de meados dos anos 1990 — de diferenciação de todas as partes das vestimentas dos times em uma partida.

Ta ai....

Espero que gostem e entendam que essa camisa tem história, tem glórias, é pesada e independente de fornecedora A ou B ela se sobressai sempre...
Porque tem história, tem passado, presente e um glorioso futuro ...
Nada pode ser maior....
SPFC...


Avalie: 30 5

Comentários (49)

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.


Últimas Notícias

Carregar mais Noticias