publicidade

Médica avalia lesão de Pablo Maia e detalha processo de recuperação

O volante Pablo Maia, do São Paulo, sofreu uma grave lesão na coxa esquerda, durante treino no CT da Barra Funda, e foi submetido a uma cirurgia na última quarta-feira. De acordo com a médica Dra Flávia Magalhães, com mais de 20 anos de experiência no futebol, a sobrecarga muscular é a principal causa deste tipo de contusão. "A principal causa da lesão nesse músculo é a sobrecarga muscular. Quando os isquiotibiais não resistem à força realizada pelo quadríceps (músculo anterior da coxa), eles podem se romper, como no caso do Pablo Maia. Aí é necessária a cirurgia, seja para inserir o músculo e tendão, seja para unir partes do músculo, ou para inserir o tendão no osso", disse. Durante a carreira, Flávia acumula passagens por Atlético-MG, América-MG e Seleção Brasileira feminina. Com experiência no tratamento deste tipo de situação, ela detalhou o processo de recuperação do volante.

"Os protocolos são variados conforme o grau da lesão e os dividimos em etapas. A primeira fase é o PRICE que, traduzido, significa repouso, gelo, compressão e elevação. Pode ser necessário uso de muletas, retirando apoio para um melhor conforto do atleta. A fase inicial visa reduzir o edema, ou hematoma, e promover a analgesia. Depois ele segue no tratamento fisioterápico para uma correta cicatrização. A evolução conta com exercícios de flexibilidade e alongamento. Posteriormente ocorre o fortalecimento progressivo e o treinamento específico do atleta", acrescentou. O volante Pablo Maia foi submetido a cirurgia nesta quarta-feira para reinserção do tendão conjunto do semitendíneo e bíceps femoral da coxa esquerda. O procedimento foi bem sucedido, e o meio-campista iniciará o processo de recuperação nos próximos dias.

A Dra Flávia Magalhães, por fim, destacou a importância do cuidado da saúde mental no processo de recuperação. "Em casos como esse, não podemos negligenciar a parte mental, porque ela é um importante componente para o retorno do profissional aos treinos e jogos", finalizou. Sem Pablo Maia, o São Paulo foca no duelo contra o Vitória, às 16h (de Brasília) deste domingo, no Barradão. Com quatro pontos, o time do Morumbi está na 14ª colocação.


VEJA TAMBÉM
- VAI PERMANECER? Titular do São Paulo fala sobre propostas para saída do tricolor
- NÃO JOGA MAIS?? Zubeldía explica ausência de James Rodríguez em sua escalação
- Brilho de Ferreirinha e grandes defesas de Rafael. Confira os destaques da atuação do São Paulo na Libertadores


Receba em primeira mão as notícias do Tricolor, entre no nosso canal do Whatsapp


Avalie esta notícia: 32 0

Comentários (3)
ouro
04/05/2024 05:04:30 Sid_Soberano

Na matéria,entrevistaram a doutora,mas “esqueceram”,de perguntar o mais importante,”de interesse de nós torcedores”,de”quanto tempo leva,para um atleta se recuperar desta lesão!?”

Fod* que a mídia faz as coisas tudo pela metade,e o mais importante eles não perguntam!

03/05/2024 21:31:58 Antonio Carlos Capella

Enquanto não colocarem gente profissional no Dm estaremos sempre como um hospital , e isso faz tempo.

03/05/2024 16:23:19 CLAUDIO FERNANDES

isso mais uma vez mostra o despreparo da equipe fisiológica e técnica que força um volume de trabalho acima do possivel por isso o Dm está sempre cheio de atletas em recuperação até quando vai essa irresponsabilidade

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.